.

         


Firjan: um olhar setorial para cada indústria
O estado do Rio reúne mais de 28 mil indústrias, que empregam quase 600 mil trabalhadores. Cada empresa tem um porte, características e necessidades próprias. Entender cada setor é extremamente importante. Por isso, nós atuamos junto a diversos setores industriais para ouvir suas demandas e reunir empreendedores para abordar assuntos pontuais de um determinado setor, assim como temas estratégicos transversais a todos os negócios.

Seja no setor da construção civil, de alimentos e bebidas ou nas cadeias produtivas industriais de petróleo e gás e indústria criativa, nós atuamos com um olhar setorial para oferecer ações concretas que vão atender às necessidades específicas de cada negócio.

Duas grandes cadeias produtivas industriais

A criatividade e a inovação têm papel transformador e estratégico no sistema produtivo, sendo indispensáveis para gerar bens e serviços competitivos no mercado. A inovação e a criatividade têm a capacidade de agregar valor aos produtos, trazendo diferencial para uma empresa, aumentando seu faturamento e permitindo acesso a novos mercados. Os profissionais criativos são estratégicos em todos os segmentos da indústria, como forma de tornar os produtos e serviços diferenciados e mais competitivos no mercado. Da moda à arquitetura, do design ao audiovisual, da joalheria aos games, a indústria criativa oferece ao consumidor mais do que produtos e serviços: uma experiência.

Indústria criativa

A Firjan atua de forma pioneira ao promover ações para a integração da criatividade e da inovação na indústria fluminense, seguindo o mesmo caminho do mercado internacional. Se antes os profissionais criativos eram vistos como exclusivos de empresas essencialmente criativas, como agências de publicidade ou escritórios de design, hoje eles estão inseridos em todos os segmentos da indústria por sua capacidade estratégica de incorporar competitividade a produtos e serviços.

A criatividade e a inovação exercem papel transformador no sistema produtivo, sendo indispensáveis para criar bens e serviços diferenciados. A indústria criativa contempla atividades produtivas que têm como processo principal um ato criativo com potencial de gerar valor de mercado, resultando em produção de riqueza cultural e econômica.

Por entender o seu potencial competitivo, a Firjan investe há mais de dez anos na Indústria Criativa fluminense, impulsionando a produtividade e a transformação da indústria fluminense.

O Programa Indústria Criativa

O Programa Indústria Criativa tem como principal objetivo potencializar as competências criativas em todos os segmentos da indústria, estimulando o surgimento de novas oportunidades de negócio, além de oferecer representatividade empresarial, educação profissional e tecnologia para diversos setores criativos.

O Programa atua no desenvolvimento das indústrias do estado por meio de fóruns empresariais e da articulação de uma rede que inclui universidades, agências de fomento, governo e iniciativa privada. Internacionalmente, o Programa Indústria Criativa da Firjan é referência para países e organizações internacionais.

Com base nas necessidades e oportunidades identificadas no contexto econômico, o Programa atua no sentido de desenvolver competências inovadoras, de modo a criar um ambiente favorável aos negócios.

Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil

Precursora no mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, a Firjan lançou em 2008 um estudo inédito, com atualização a cada dois anos, que avalia o impacto da economia criativa no país, com informações sobre a quantidade de postos de trabalho e remuneração das profissões criativas brasileiras. A quinta edição do estudo

“O Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” revelou que oito em cada dez profissionais criativos do país já atuam em atividades que não são fundamentalmente criativas, sendo que 23% trabalham na Indústria de Transformação.

Diante dos ciclos de inovação mundial cada vez mais acelerados, a adequação da indústria brasileira aos novos caminhos da economia é urgente. Primeiro país a incluir formalmente em sua plataforma de governo um programa de políticas públicas voltado à promoção da economia criativa, a Inglaterra adotou em 1997 medidas que foram seguidas quase que simultaneamente por países como Austrália, Nova Zelândia e Holanda. E, posteriormente, pelos Estados Unidos, França, Itália, Espanha.

Petróleo e Gás

O mercado de petróleo e gás, principal motor da economia do estado do Rio, é formado basicamente por dois grandes grupos: as operadoras em suas atividades de exploração e produção (petroleiras) e a cadeia fornecedora de bens e serviços para essas empresas (parapetroleiras), uma das mais extensas em dimensão, abrangendo setores como os de construção naval, metal mecânica e plástico. Nós atuamos de forma estratégica para acompanhar a dinâmica desse mercado.

Para se posicionar como um parceiro estratégico dos agentes que investem ou pretendem investir em petróleo e gás, a Firjan possui uma área voltada para facilitar o acesso a esses mercados e agir para a melhoria do ambiente de negócios.

Nós, da Gerência de Petróleo, Gás e Naval da Federação, atuamos no fortalecimento do relacionamento estratégico e de parcerias com diferentes atores deste mercado e na geração de conteúdo especializado e posicionamentos institucionais.

Para promover a interação entre os nossos associados com esses mercados, promovemos eventos próprios e/ou em parceria.

O Conselho Empresarial de Petróleo e Gás acompanha as principais demandas e oportunidades desses mercados, e atua na defesa de interesses dessas indústrias e seus consumidores industriais.

Durante o ano, são entregues três grandes publicações: o Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro, o Panorama Naval no Rio de Janeiro e o Perspectivas do Gás Natural no Rio de Janeiro, além da produção de conteúdo para atender aos pleitos empresariais.

Atuamos nos principais eventos nacionais como a Rio Oil & Gas, Brasil Offshore, Marintec, OTC Brasil, e em feiras internacionais como a OTC Houston; além de outros eventos, por demanda, de nossos associados com a possibilidade de construção de missões técnicas e de benchmarking.

A importância dos mercados de petróleo, gás natural e naval no estado do Rio de Janeiro é facilmente traduzida em números: mais de 80% das reservas provadas de petróleo e 55% de gás estão em território fluminense, que concentra ainda mais de 50% das atividades da indústria naval do país.

O Rio de Janeiro possui papel estratégico no suprimento da energia necessária para o desenvolvimento de outros setores e na garantia do retorno para a sociedade.

www.firjan.com.br








Publicidades






 
                                                           
|
|
|
|
|